Rodas
Espaços semanais de diálogo, conscientização, convivência e engajamento.
As Rodas são oportunidades de exercício democrático, de fala e escuta, que visam o bem-estar comum. Aqui, tratamos dos espaços coletivos e regras de convivência. Aprendemos a importância da participação e valorizamos a pluralidade de soluções para os problemas do cotidiano. Há Rodas em cada ciclo e também com todos os ciclos reunidos (estudantes e educadores).
Ciclos multietários
O trabalho pedagógico em ciclos multietários permite alargar o tempo e ampliar a diversidade do grupo, além de aprofundar habilidades e conhecimentos específicos de cada faixa etária.
Projetos
Os projetos são construídos coletivamente e abordam temas amplos que conectam conhecimentos de diversas ordens e linguagens. Os educadores e os estudantes definem juntos seus objetos e objetivos de estudo a partir de observações, interesses, necessidades e experiências dos estudantes. Essa teia de saberes contará ainda com a colaboração da comunidade escolar, do território e de especialistas convidados.
Leitura de mundo
Nossos estudantes são chamados a olhar para si e para o mundo. O que é atual? Como e onde vivemos? O que podemos/queremos criar a partir desses olhares?
As leituras de mundo são oportunidades de acessar e compreender conhecimentos relacionados à atualidade e aos assuntos de interesse dos estudantes. Diferentes fontes de pesquisa, suas linguagens e intenções são referências que fortalecem a busca pelo conhecimento e o senso crítico no ambiente informacional.
Educadores
A educadora ou o educador é referência para os estudantes. É alguém disponível para a escuta além das palavras, comprometido com cada estudante e seu grupo. Sua atuação está além da sala de aula e seu dia-a-dia envolve colaborar nos cuidados com a escola, encaminhar conflitos, ideias e participar de processos coletivos.
É quem costura interesses, necessidades, conteúdos e habilidades. É a educadora ou o educador do grupo quem articula e orienta os estudantes a organizar a participação de outros profissionais nos projetos desenvolvidos.
Na Aleká valorizamos a autoria do educador na proposição de caminhos e ampliação de repertórios. Seu processo criativo, seus conhecimentos pessoais e seu prazer em aprender contribuem com uma escola viva.
Cuidados com a escola
Momentos semanais que fomentam na prática a cooperação, o cuidado e a responsabilidade com o ambiente compartilhado.
Cuidar das plantas, organizar os materiais coletivos, a biblioteca e os murais da escola são algumas práticas desses horários.
+ PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Estações de aprendizagem
Na Educação Infantil o dia começa com as estações, espaços organizados para as crianças decidirem como interagir, com o que e com quem brincar.
As estações acontecem na sala ou no quintal e envolvem diversas linguagens como as brincadeiras simbólicas, jogos matemáticos, expressões plásticas e corporais.
Nesse momento o educador observa e analisa as escolhas, os interesses e os desafios de cada criança para poder intervir, respeitando as singularidades e ajustando desafios para a construção da autonomia e da aprendizagem.
Oficinas de linguagem
O foco da Educação Infantil está na linguagem e na ampliação de repertórios expressivos. É essencial escutar a criança e assegurar seus direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.
O desenvolvimento das linguagens permeia todas as práticas da Educação Infantil, mas tem alguns fazeres específicos como:
Ciranda de trocas
Prática diária cujo objetivo é a constituição do grupo e a socialização, uma roda cheia de ritmos e possibilidades. A Ciranda começa com música e dança, mas também é um espaço para construir regras de convivência, aprender a falar e ouvir, compartilhar experiências, objetos trazidos de casa e a rotina do dia.
Tempo livre
Nossa rotina inclui tempo livre para a brincadeira, as parcerias, a contemplação e as explorações espontâneas. A escolha do que, com quem e como fazer é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças.
Observando as escolhas no tempo livre, o educador colhe interesses e necessidades do estudante e do grupo para elaborar propostas significativas e atuais.
+ PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Oficinas de linguagem
As oficinas são espaços de aprofundamento e ampliação de repertório em linguagens específicas.
Seu objetivo é garantir o acesso a determinados aspectos de linguagem que juntos favorecem a compreensão, a sistematização e a produção do conhecimento e da expressão.
As oficinas podem se inspirar pelas necessidades dos projetos, mas também tem seus percursos individuais pautados pela BNCC.
Projeto pessoal
Os estudantes desenvolvem investigações, que podem envolver atividades práticas e teóricas, com objetivo de responder a alguma curiosidade pessoal. Contam, ao longo do processo, com o suporte se seu(a) educador(a) de referência. Acerto, erro, levantamento de hipóteses, persistência e foco estão na mesa durante a pesquisa. Saber lidar com conquistas, desafios e buscar referências, são algumas das principais habilidades desenvolvidas. Ao final do semestre há uma mostra de projetos onde todos os estudantes podem compartilhar seus percursos de aprendizagem e inspirar a comunidade.
Estudante ensina
Aprendemos melhor quando ensinamos. A cada semana um estudante de cada ciclo se prepara para ensinar um assunto ou prática de seu interesse aos colegas.
A atividade pode ser um jogo, uma aula teórica, uma prática de ateliê etc.
Compartilhar um saber com seus pares, planejar o encontro, aprofundar-se no tema de sua proposta e colocar-se no papel de educador são experiências significativas desse momento semanal.
Práticas de estudo
Aprender a estudar é fundamental para a construção da autonomia no percurso de aprendizagem. Para isso, o estudante precisa conhecer práticas que o ajudem a sistematizar o conhecimento e a buscar fontes confiáveis de informação.
Nesses momentos, além do acompanhamento de percurso dos estudos também focamos em técnicas e tecnologias para a apresentação final das pesquisas pessoais à comunidade escolar.
Venha para a Aleká!
matriculas@alekaedu.com
© copyright aleká educação, desde 2020 - todos os direitos reservados
Id. visual e ilustrações: Ana Starling | Site: Silvinha Amélia, Guilherme Fernandes | Conteúdo: Alice Jimenez e Tatiana Jorgetti | Textos: Alice Jimenez, Tatiana Jorgetti e Roberto Guimarães | Fotos cedidas pela comunidade Aleká