icone_raiz_marrom

Microterritório

Nossa escola está localizada no bairro do Lageado, na zona rural de Santo Antônio do Pinhal. O bairro é nosso quintal, por ele fazemos caminhadas, visitamos a cachoeira, brincamos no campão, conhecemos pessoas, desafios e oportunidades de aprendizagem. Estreitar os laços com a comunidade é um de nossos objetivos. 

O quintal da escola também é espaço de muita brincadeira, reuniões, festas e aprendizagens. É onde colocamos a mão na terra e o pé no chão. Lá observamos visitantes frequentes que compartilham do mesmo espaço como o tucanuçu, o jacu, algumas espécies de anfíbios, insetos, entre outros. 

No nosso quintal plantamos hortaliças e acompanhamos o desenvolvimento da goiabeira, do araçá, de ervas aromáticas, além de contemplarmos o lindo azul do céu da Mantiqueira.

icone_araucarias_marrom_full

Santo Antônio do Pinhal

A Aleká encontra-se em Santo Antônio do Pinhal, pequena cidade na serra da Mantiqueira Paulista cujo lema é "Encantadora por Natureza". A cidade se constituiu como povoado no fim do século XVIII. Caminho obrigatório para o sul de Minas Gerais, esteve na disputa entre paulistas e mineiros.

A cidade de Santo Antônio do Pinhal fica próxima de famosos destinos turísticos da Mantiqueira Paulista, oferecendo acesso por estradas e trilhas às cidades de Monteiro Lobato, São Francisco Xavier, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão. Também é entrada para o Sul de Minas e caminho para Sapucaí-Mirim, Gonçalves, Monte Verde, Paraisópolis e Brazópolis.

Hoje, Santo Antônio faz parte das Áreas de Proteção Ambiental (APA’s) Sapucaí-Mirim e serra da Mantiqueira. A APA visa "assegurar o bem-estar das populações humanas e conservar ou melhorar as condições ecológicas locais", segundo o artigo 8º da lei no 6902/81.

A população local, que possui características e saberes de comunidades rurais, tem suas principais atividades ligadas à agricultura e ao turismo. A cidade também acolhe famílias de diferentes origens em busca de qualidade de vida e proximidade com a natureza. 

Essa diversidade, história e cultura se reflete nos grupos e projetos da Aleká.

icone_montanhas_marrom

Serra da Mantiqueira

A serra da Mantiqueira integra o bioma Mata Atlântica, um dos mais ricos em diversidade de vida no mundo. A cadeia de montanhas se estende pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

O nome Mantiqueira vem do tupi-guarani Amantikir, combinação de chuva (amana) e gota (tykyra). Existem diversas interpretações para esse nome, mas todas convergem para o papel da água nas montanhas. Na Mantiqueira a neblina e o orvalho são constantes e a chuva abundante no verão nutre inúmeras nascentes que brotam em suas encostas.

A riqueza de nascentes e cursos d´água é um dos principais motivos para a proteção dessa área que abastece importantes bacias e cidades do sudeste brasileiro. Atualmente, a serra da Mantiqueira é protegida por diversas unidades de conservação e abriga, em sua rica biodiversidade, algumas espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.

A região tem uma cultura popular diversa e viva, cujas manifestações e saberes se somam às riquezas naturais da serra.

Os ecossistemas, os diversos saberes e a cultura da Serra da Mantiqueira nutrem e sustentam o projeto pedagógico Aleká.

Venha para a Aleká!
matriculas@alekaedu.com

© copyright aleká educação, desde 2020 - todos os direitos reservados
Id. visual e ilustrações: Ana Starling | Site: Silvinha Amélia, Guilherme Fernandes | Conteúdo: Alice Jimenez e Tatiana Jorgetti | Textos: Alice Jimenez, Tatiana Jorgetti e Roberto Guimarães |
Fotos cedidas pela comunidade Aleká